A Humildade de Abraão
Em nenhuma ocasião Abraão permitiu que sua condição favorável obscurecesse sua visão de Jeová e das promessas Dele, nem o tornasse orgulhoso, soberbo ou egoísta.
Gênesis 13:5-9 nos mostra um exemplo disso. Nessa situação, Abraão mostrou humildade por sugerir que ele e Ló se separassem para que que as desavenças entre os pastores dele e os de Ló causasse uma situação desagradável entre eles dois.
Outro exemplo está registrado em (Gênesis 18:3-8). Na situação em questão, Abraão havia avistado três homens, representantes de Jeová. Como mencionado no início, quando Abraão viu os três visitantes, imediatamente fez preparativos para recebê-los. Abraão correu até os visitantes, ele lhes ofereceu algo para comer, ele correu até o rebanho e escolheu um animal para abater, e ele colocou as provisões diante dos visitantes. O ponto em questão é que Abraão serviu a outros com prazer. Em vez de delegar tudo aos seus servos, esse homem fez ele mesmo aquele trabalho humilde. Não achava que servir a outros estava abaixo de sua dignidade.
Sem dúvidas Abraão era um homem que apesar de sua situação abastada e de suas responsabilidades como chefe de uma