A história
Introdução
O presente estudo procurou analisar as mudanças nas principais regras do futebol de salão brasileiro através de pesquisas em livros, revistas ou periódicos já publicados, numa linguagem bem simples para que até mesmo as pessoas leigas no assunto possam entender o que está sendo mostrado.
1. Problema
Quais foram as mudanças nas principais regras do futebol de salão brasileiro?
2. Objetivo
Explicar como é jogado o futsal no ano 2000 com suas regras e diferenciar das regras anteriores (1993), e também citar a história do esporte no Brasil.
3. Justificativa
Ao desenvolver a pesquisa sobre o futebol de salão brasileiro, ampliarei meus conhecimentos sobre o esporte além de aprender como trabalhar melhor com futsal, sabendo as principais regras do mesmo.
4. Metodologia
O presente estudo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica que se objetiva tentando explicar o problema utilizando-se de dados disponíveis em teorias já existentes em livros, periódicos e/ou revistas científicas.
5. Revisão Literatura
1. A História do Futsal
O Futebol de Salão tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de basquete e hóquei. No inicio jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo. Então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado. Por este fato o Futebol de Salão passou a ser chamado de "O Esporte da Bola