Breve história da mineração no brasil
[pic] Veja a Cronologia da História da Mineração no Brasil • O pai da Mineralogia • GEORGIUS AGRICOLA (1494-1555) Agricola, um médico saxão do século XVI, foi o homem que melhor descreveu as operações mineiras e metalúrgicas de sua época. Suas observações, registradas no seu importante e famoso livro, De Re Metallica, abrangem com detalhes impressionantes, praticamente todas etapas das operações mineiras, isto é, a prospecção, administração, beneficiamento e o transporte de minérios. Nos detalhes de sua obra, é possível conhecer de perto, o quanto já se sabia à época, sobre o uso da energia hidráulica nas operações mineiras, assim como os detalhes das técnicas de beneficiamento mineral. As preciosas preciosas ilustrações de Agricola nos dizem muito mais do que muitas páginas escritas.
Sua obra, De Natura Fossilium, o primeiro manual sobre Mineralogia escrito pelo homem lhe conferiu a designação de Pai da Mineralogia. Os conceitos lançados por Agricola já distinguiam as rochas de origem clástica e aquelas originadas por precipitação química.
Imagens de G.B.Agricola, De Re Metallica publicadas em Basel em 1550. As gravuras são do alemão H.R.M., depois por Blasius Weffring. Aqui estão algumas exemplos característicos de convenções gráficas. Ainda que muitos dos elementos do trabalho tenham sido subtituídos, as 289 gravuras são modelos de ilustrações de livros por causa da quantidade de informações nelas contidas. Agricola escreveu "Eu contratei ilustradores para delinear as formas, a fim de que as descrições contidas em minhas palavras sejam entendidas por homens do nosso tempo, e não causem dificuldades para a posteridade." As ilustrações são tantas, e tão complicadas, que atrasaram a publicação da obra em um ano.
O livro é provavelmente o primeiro a apresentar os conhecimentos em