História
I. A descoberta e exploração de grandes ocorrências de ouro e diamante, principalmente em Minas Gerais, mas também em Mato Grosso e Goiás, acarretou no forte fluxo de imigração de Portugal e outros países da Europa para a colônia e também de parte da população que vivia no litoral para as regiões do interior, gerando uma expansão do território da colônia.
II. A atração exercida pela exploração de ouro e diamante sobre a população de Portugal foi muito grande, se levarmos em conta os vários decretos baixados nesse período para controlar a saída da população do reino.
III. A mineração de metais preciosos (ouro e diamante), por se realizar em áreas muito específicas (os aluviões e afloramentos onde eles são encontrados), gerou concentração populacional em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, dando origem a vilas e cidades.
a) As alternativas I, II e III são verdadeiras.
b) As alternativas I, II e III são falsas.
c) Apenas a alternativa II é verdadeira.
d) Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
2. Ao compararmos o tipo de sociedade que se formou nas regiões de produção de açúcar (ou algodão, ou tabaco), no nordeste, com o tipo de sociedade que se formou nas regiões de mineração de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, no século XVIII, podemos afirmar que:
a) A sociedade que se formou no nordeste era mais urbana e, nas áreas de mineração, mais rural.
b) A sociedade nas áreas de mineração foi mais urbana, enquanto a sociedade dos engenhos foi mais rural, porque nelas grande parte da população vivia nas cidades.
c) A mineração fez surgir vilas e cidades, portanto criou uma sociedade urbana, enquanto a economia agroexportadora criou uma sociedade rural espalhada em grandes propriedades latifundiárias.
d) A sociedade que se formou nas regiões de produção de ouro e diamante dependia menos do trabalho escravo, enquanto a sociedade