A história dos anjos
Deus, desde o princípio do tempo criou duas espécies de seres: os Espirituais e os corporais, ou seja, os Anjos e o Mundo; e depois criou o Homem.
Quando Lúcifer, arrogante, se levanta contra Deus, Deus cria o inferno e nele são precipitados Lúcifer e todos os Anjos rebeldes. Esta passagem está em Apocalipse, 12, 7-8. “Houve uma grande batalha: Miguel e seus anjos lutaram contra o Dragão. O Dragão também lutou, junto com seus anjos, mas foram derrotados, e não houve mais lugar para eles no céu.
Quem deu início à quarentena de São Miguel foi São Francisco de Assis, que repetia frequentemente que se deve honrar de modo solene a São Miguel, porque ele é responsável pela apresentação das almas à Deus. Ele, em honra a São Miguel, jejuava quarenta dias.
Foi de um modo muito especial que, na quaresma de São Miguel Deus coroou Francisco com os sinais da Paixão de Cristo. (os estigmas).
O nome Miguel significa: Quem como Deus? Diz a história que quando o anjo mau se ergueu para querer ter o mesmo poder de Deus, Miguel gritou: Quem como Deus? E saiu em luta com arrogante.
Gabriel significa: Força de Deus. Gabriel foi enviado a Maria. Ele veio anunciar aquele que se dignou aparecer humilde para combater as potestade do ar. Portanto devia ser anunciado pela força de Deus.
Rafael significa: Deus cura, porque ao tocar nos olhos de Tobias, como que num ato de cura, lavou as trevas de sua cegueira. Oração aos arcanjos: São Gabriel com Maria, São Rafael com Tobias, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós esta via.