Projeto de Monografia
Nesse momento o pesquisador formula as suas pretensões com a pesquisa. Os objetivos definem, esclarecem e revelam os focos de interesse da pesquisa.
Objetivo Geral
Objetivos Específicos – verbo no infinitivo
A obra de Henrique e Medeiros (2004) apresenta o universo das normas e técnicas científicas para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos na área da ciência jurídica. A discussão levantada foca principalmente as citações em documentos.
A obra contribui de forma significativa para o desenvolvimento da pesquisa permitindo uma abordagem mais profunda e detalhada sobre as técnicas e os procedimentos de utilização de citações diretas e indiretas a partir dos documentos jurídicos.
Existem várias formas de classificar as pesquisas. As formas clássicas de classificação serão apresentadas a seguir:
Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.).
Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A