sistematizaçao
A enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano nas suas necessidades básicas, tornando-o independente dessa assistência por meio da educação, da manutenção e da produção da saúde.
Na implementação do cuidado, o enfermeiro deve seguir um processo de trabalho denominando processo de enfermagem, o qual, de uma maneira geral, organiza-se em cinco etapas: histórico; diagnostico de enfermagem; prescrição de enfermagem; implementação; avaliação.
Embora exista divisão do processo de enfermagem, deve-se salientar que esse processo funciona como um todo integrado, cujas etapas são inter-relacionadas, independentes e recorrentes.
A assistência de enfermagem de qualidade, respaldada no processo de enfermagem, é de competência exclusiva do enfermeiro. A introdução da sistematização de assistência de enfermagem – SAE é fundamental para a promoção de uma assistência melhor organizada e direcionada especificamente as necessidades do cliente.
Nesta pesquisa serão abordados apenas os dois primeiros processos de enfermagem: Histórico e Diagnostico de Enfermagem como primeira etapa de estudos.
2. SITUAÇÃO PROBLEMA
O processo de enfermagem é um método sistemático e dinâmico de prestação de cuidados humanizados e orientado para a manutenção dos melhores resultados. Dificuldades tem permeado a implantação e implementação da SAE nas instituições de saúde; deficiências na formação do enfermeiro; dificuldades de articular a teoria à pratica; sobrecarga de trabalho e objetivos do serviço que podem estar voltadas ao alcance especifico de metas e não para a assistência de enfermagem.
3. OBJETIVOS
3.1 GERAL
Utilizar o pensamento critico para realizar julgamentos clínicos, baseados nas evidencias.
3.2 ESPECIFICO
- Proporcionar uma assistência segura e eficiente;
-Identificar dados essenciais que sinalizem mudanças no estado de saúde;
-Identificar e priorizar os problemas