SISTEMATIZAÇÃO
Na década de 50, iniciou-se o foco na assistência holística da enfermagem. A visão dominante quanto ao cuidado vinculado apenas aos sistemas biológicos começa a ser enriquecida com um novo enfoque do ser humano. Surge então, a ênfase no cuidado de enfermagem como um processo interpessoal, centralizando a assistência de enfermagem não mais na patologia, mais na pessoa e na promoção da sua integridade, percebendo-se o doente como uma pessoa com necessidades a serem atendidas pelas enfermeiras. Durante muito tempo na maioria das instituições de saúde, ou não havia ou não era utilizado um método para sistematizar a assistência de enfermagem. O Processo de Enfermagem (PE) foi criado e considerado uma conquista da classe, sendo um método de organizar e sistematizar os cuidados prestados, uma determinação legalizada.
Bases Legais para Implementação da SAE
• Lei 7498/86
• Decreto lei 94406/87
• Resol COFEN 311/06 – Cód de Ética
• Resol COFEN 159/97 – C. de Enfermagem
• Resol COFEN 267/01 – Home Care
• ResolCOFEN 272/02 – Etapas da SAE.
Em1979 com Wanda Horta que se inicia o processo de enfermagem no Brasil.
SISTEMATIZAR significa: ORIENTAR, ORGANIZAR...
Segundo IYER 1989: “A necessidade de organizar a ação é algo natural e até pode-se dizer, intuitivo no ser humano. (...) As pessoas que se dedicam à prestação de serviços à sociedade têm finalidades e metas a alcançar com o trabalho que efetuam. E para isso vão organizando seu modo de proceder, criando um método que lhes ofereça condições propícias para alcançar seu objetivos”.
PROCESSO DE ENFERMAGEM
A enfermagem foi descrita desde os seus primórdios, como uma profissão de ajuda: COMPLEXA e MULTIFACETADA. Possui seu próprio corpo de conhecimentos, preocupa-se com diversos aspectos do indivíduo e têm como elemento central: CUIDADO.
O QUE É O PROCESSO DE ENFERMAGEM?
É a essência da prática de enfermagem, ou melhor do enfermeiro. É o