sistematização
Qualitativa que existe entre conhecimento de natureza, e conhecimento da sociedade.
A Sistematização da elaboração teórica se mostra como um principio, um caminho a ser percorrido, na elaboração da pesquisa feita com os recortes e conhecimentos de dados científicos, onde permiti desvelar as expressões, camufladas da sociedade.
As dificuldades institucionais, que dificultam as realizações e respostas das políticas publicas defasadas.
A resultante da elaboração teórica, o produto teórico por excelência, é um modelo que a razão elabora e cria a partir do objeto impuramente dado.
Na segunda posição, a reflexão teórica, não “constrói” um objeto da reconstrução do processo do objeto historicamente dado.
O resultado da elaboração teórica, o produto teórico por excelência, é uma reprodução ideal de um processo real.
A sistematização e teoria concebem de modo inteiramente distinto a natureza do conhecimento social.
O presente material didático tem o objetivo de não só discutir a sistematização da pratica, mais fomentar novas posturas ético politicas e teóricos metodológicos diretamente relacionados a operacionalidades do serviço social.
2. Um pequeno excurso “saindo” do serviço social.
Movimento de reconceituação do serviço social no Brasil. Uma viagem histórica no tradicionalismo serviço social, tempo regime militar 1964-1985 foi neste período que nasceu a necessidade do movimento de reconceituação do S.S, a saída do tradicionalismo, do assistencialismo do espírito de caridade, com o movimento de profissionais que almejava sair da pratica profissional que favoreça tão somente a classe burguesa, com seu modelo de caridade.
O regaste das teorias marxistas pelas obras de Marilda e Iamamoto, Jose Paulo Neto e outros traz a nova pespectiva profisional critica e participativa e hoje conta-se os questionamentos em relação ao serviço social em suas possibilidades e limites, frente aos desafios do mundo contemporâneo, e a continua renovação