filosofia
- No mundo atual em crise, económica e de valores, o voluntariado pode ser um caminho de ajuda aos outros e, simultaneamente, de realização pessoal.
1º Introdução
Parágrafo inicial, no qual se apresenta o tema.
EX.: É impossível ignorar a crise em que a Europa mergulhou. Até há pouco tempo esperança para muitos, o projeto europeu parece ruir e, na queda, arrasta milhões de desempregados e de famílias em desespero. O que fazer para minmizar o problema? Entre as muitas formas de intervenção possíveis, o voluntariado é, sem dúvida, um caminho ao nosso alcance, que nos trará muitas compensações.
2º Desenvolvimento
Explicitação/ explicação dos aspetos apresentados na introdução, com recurso a exemplos de conhecimento pessoal/ cultura geral.
Começar com um conetor- A verdade é que; Na verdade; De facto; Deste modo; Assim...
EX.: A verdade é que quando olhamos à nossa volta, com a atenção que os outros nos merecem, é impossível não sentir as necessidades que de todos os lados apelam à nossa intervenção. Ora, se sempre reclamámos uma Europa dos cidadãos, é agora o momento de ser responsável e atuante, e ajudar os outros é, precisamente, um exercício de cidadania. Estamos num tempo em que ninguém pode sentir-se de fora, se hoje são os outros a necessitar de ajuda, amanhã poderemos ser nós. Felizmente são muitos os exemplos de envolvimento voluntário, desde o Banco Alimentar Contra a Fome, à AMI, à Abraço, às muitas organizações de solidariedade social que abrirão as portas ao nosso contributo que, sendo