A história do teatro musical no rio de janeiro
5º Período – Dança
História da Dança III
Prof.º: Paulo Melgaço
A HISTÓRIA DO TEATRO MUSICAL NO RIO DE JANEIRO
- Resumo:
ESTE ARTIGO TRAZ A HISTÓRIA, a trajetória do Teatro musical no Rio de Janeiro. Trazendo desde um pouco de sua origem em 1859, com a fundação do Alcazar Lírico por artistas franceses, no Teatro Ginásio, até hoje em dia com o “Boom” dos musicais na cidade.
- Definição: O que é o Teatro Musical?
O Teatro Musical trata-se de uma forma de teatro, na qual combina a música, a dança e a interpretação. Ele está correlacionado ao mesmo tempo à Ópera e ao Cabaré, embora Os três apresentem estilos diferentes.
- A origem:
Tudo começa então em 1859 com o Alcazar Lírico, uma casa de espetáculos, no estilo dos café-concertos franceses, onde as vedetes se apresentavam cantando e dançando. Este fez com que as peças teatrais se inovassem, originando assim: o Teatro Opereta (com ações curtas, todas de caráter satírico devido à inspiração francesa) e o Teatro de Revista Brasileiro (que se tornou um gênero de espetáculo característico do Rio de Janeiro O Teatro de Revista foi caracterizado como um veículo de difusão de modos e costumes, um retrato sociológico da época, com peças alegres, falas irônicas e de duplo sentido, canções “apimentadas" e hinos picarescos. Foi também um movimento artístico que caracterizou uma nação, já que sua passagem foi marcante e contribuiu para a chamada “descolonização cultural” canarinho, onde o carnaval, a música, a dança e a alegria dos brasileiros eram refletidos nas apresentações dos teatros musicados. Mas infelizmente, em meados dos anos 60, o Teatro Revista teve sua decadência, devido, principalmente, à concorrência da televisão, censura e à falta de recursos financeiros para montar espetáculos dispendiosos.
- A história: Dos anos 60 até hoje em dia:
Ao mesmo tempo em que o Teatro Revista chegava ao seu fim, os palcos brasileiros