A história do rádio
Nesta década o rádio pode não ser o maior meio de divulgação ou o melhor meio de comunicação do mundo, mas há tempos atrás o rádio era algo totalmente diferente de tudo já visto. Por meio de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço, o rádio chegava aos ouvintes trazendo desde músicas, rádios novelas à noticiários.
Segundo a suprema corte americana Nicolas Tesla que teria desenvolvido a transmissão de som por ondas de rádio, embora muitos outros autores digam que Guglielmo Marconi que foi o desenvolvedor. No Brasil um padre (Roberto Landell de Moura) em 1893 fez umas das primeiras transmissões de rádios no mundo, entre duas cidades de porto alegre. Mas apenas em 07 de setembro de 1922 , tivemos no Brasil a primeira transmissão oficial de rádio, onde o presidente da época fez um discurso de inauguração da Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso foi transmitido por meio de uma antena instalada no corcovado para Niterói, Petrópolis e São Paulo. E neste mesmo dia, teve outra transmissão no Teatro Municipal para auto falantes instalados nessa exposição e acabou causando espanto na população, que até então, não tinham contato com esse tipo de tecnologia. Foi assim que se iniciava a primeira estação de rádio do Brasil. A Rádio Sociedade do Rio de janeiro.
Somente em 1900, Landell de Moura obteve do governo brasileiro a carta patente nº 3279, que lhe deu os méritos de pioneirismo científico, universal, na área das telecomunicações. No ano seguinte ele embarcou para os Estados Unidos e em 1904, o "The Patent Office at Washington" lhe concedeu três cartas patentes: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras. Ele foi literalmente o precursor das transmissões de vozes e ruídos.
No ano de 1933 nasce a primeira Radio que em sua programação havia espaço para o jornalismo, a Rádio Bandeirantes AM. E três anos depois é fundada uma das rádios mas revolucionárias do Brasil, a rádio nacional do rio