A história do relógio
Campinas,23 de Novembro de 2012
A EVOLUÇÃO DO RELÓGIO
ÍNDICE I- Introdução ...............................................................................03 II- O relógio na Idade Antiga ........................................................04 III- O aperfeiçoamento do relógio pelos gregos e chineses ..........04 IV- O relógio na Idade Média .........................................................05 V- O relógio na Idade Moderna ....................................................06 VI- O relógio na Idade Contemporânea .........................................08
I-INTRODUÇÃO
Como se pode notar nos dias de hoje, o relógio é um invento essencial para a humanidade. Desde a Idade Antiga até os dias atuais houve uma evolução imensurável deles.
Partindo-se do Sol como referência natural em função dos dias e das noites, os relógios de Sol foram acompanhados por outros que utilizavam o escoar de líquidos, areia ou a queima de fluidos, até chegar aos dispositivos mecânicos que originaram as pêndulas.
Com a eletrônica e a descoberta do efeito piezoelétrico, os relógios a quartzo passaram a servir como padrões, evoluindo posteriormente até os atuais padrões de césio e maser de hidrogênio.
Assim, com o desenvolvimento tecnológico, estes padrões tornaram-se mais precisos como referência de tempo que a rotação do nosso planeta, embora sua translação ainda seja utilizada como referência para o Tempo das Efemérides. O homem busca nos “pulsar ou pulsares” - (estrelas de nêutrons) -, corpos celestes supermassivos, ultracompactos, com gravidade extremamente alta e com pulsações bastante regulares, uma referência estável que seja imune às variações de diversas origens observadas no interior do Sistema Solar.
II-O RELÓGIO NA IDADE ANTIGA
Registros indicam que foram os egípcios e parte dos povos da Ásia ocidental quem primeiro dividiram o dia em 24 horas. O primeiro relógio personalizado pelos homens