metrologia
Campinas – SP
2013
Tempo – Evolução de sua Medição na História
Campinas – SP
2013
Tempo – Evolução de sua Medição na História
Data de Aprovação:
Banca Examinadora:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Campinas
2013
Resumo
A arqueologia provou que desde as civilizações mais antigas havia uma preocupação com o tempo, seja por motivos religiosos, agrícolas e astronômicos. No Período Paleolítico a interação dos astros com a mudança da Lua e como os períodos da natureza aconteciam, determinavam as migrações dos animais, logo o sucesso da caça e pesca dos caçadores e no Neolítico a importância de controlar o tempo implicava com a agricultura.
Os chineses cravavam estacas no chão em um lugar que batia sol e as dividiam em quatro partes, que possibilitou descobrir que o dia tinha 12 horas e posteriormente foi constatado que a noite tinha o mesmo tempo, totalizando 24 horas. Durante a História o homem criou variados instrumentos e formas de medir o tempo, desde a sombra que a posição da luz solar emitia em algum objeto na superfície terrestre (relógio de sol) até o relógio atômico que mede as trocas de energias no interior do átomo, entre outras tecnologias como o relógio digital e de pulso.
Sumário
Introdução
Neste trabalho iremos apresentar o trajeto feito para se formar as medidas do tempo e os instrumentos usados para essa medição, desde o relógio de sol, até os mais modernos como o relógio digital.
Desenvolvimento
1.