A história das ferrovias
O primeiro sistema de transporte que utilizou um mecanismo de carris que se movimentam por trilhos foi criado na Grécia Antiga, por volta de 600 A. C., na estrada de Diolkos, região de Corinto, com um percurso de aproximadamente 8 km.
No século XVI foi desenvolvido na Alemanha um sistema de transporte formado a partir de trilhos de madeira e puxado por tração animal, que ficou conhecido como wagon ways(caminhos de vagões).
Por volta do ano de 1776 os trilhos de madeira começaram a ser trocados por trilhos de ferro, o que caracterizou a rail way, ou seja, a linha férrea, termo que acabou sendo difundido mais tarde, no século XIX.
Em 1804 surgiu a primeira locomotiva movida com um motor a vapor, inovação criada pelo engenheiro britânico Richard Trevithick.
O ano de 1830 ficou marcado como o início da Era das Ferrovias
No Brasil, a primeira ferrovia brasileira foi inaugurada em 1854, entre o Porto de Mauá e a cidade de Fragoso, no Rio de Janeiro.
Objetivo:
No início do século, a existência das ferrovias era de extrema importância para o escoamento das mercadorias, por serem elas muito volumosas e pesadas;
Objetivo de interligar vários estados do País, principalmente regiões próximas aos portos.
Objetivo de facilitar o transporte no interior e no exterior do país, bem como facilitar também o comercio. objetivo integrar regiões e escoar a produção do interior até os mercados consumidores e os portos.
Importância:
O modal ferroviário é muito importante para a economia brasileira pois foi o primeiro a transportar um número maior de carga a longa distância fazendo uma conexão do Brasil a outros países.
A ferrovia influenciou muitas nações a se desenvolverem no século XIX, sendo o impulso para o desenvolvimento econômico dos países.
Comércio
Os dados do 1º quadrimestre de 2007 revelam que este modal foi responsável por apenas 0,26% das exportações em termos de valores e, do ponto de vista de quantidade, o modal ferroviário