Historia da Ferrovia no Mundo
As ferrovias foram criadas pelo engenheiro inglês Richard Trevithick na primeira metade século XIX.
A linha possuía 40 km de extensão e inicialmente foi construída para conectar minas de carvão no interior. Eram trilhos paralelos sobre os quais transitavam carretas puxadas por cavalos.
Mas com o aumento do volume da produção de mercadorias e a necessidade de transporta-las, com rapidez para os mercados consumidores a longas distancias, fizeram com que os empresários ingleses dessem apoio a George Stephenson (1781-1848), que apresentou sua primeira locomotiva em 1814. Ele foi o primeiro a obter resultados concretos a construção de locomotivas dando inicio a era das ferrovias. Sua primeira locomotiva pesava 10 toneladas, e puxava cinco vagões. A “Locomotion”, como era chamada, tracionou em 1825 uma composição ferroviária trafegando entre Stockton e Darlington, no Reino Unido, num percurso de 15 km, a uma velocidade próxima dos 20 km/hr.
Figure 1 Mapa Stockton a Darlington
Em associação com seu filho, Robert Stephenson, fundou a primeira fabrica de locomotivas do mundo. Tao logo inaugurou o primeiro serviço misto de passageiros e carga em 1830, na linha de Liverpool a Manchester, inaugurada em 15 de setembro, e basicamente construída para tornar mais rápido o transporte de matérias-primas e produtos acabados entre o porto de Liverpool e moinhos em Manchester cidades vizinhas, (The Liverpool and Manchester Railway-L&MR), traçaram-se planos e levantaram-se recursos para estender os sistemas ferroviários por toda a Europa e nas Américas e mais além.
Figure 2Esboço real da primeira viagem Ao iniciar-se a segunda metade do século XIX, a invenção de Stephenson já se desenvolvia na Europa e na América do Norte. Pelo menos 3.000km de vias férreas estendia-se no velho continente e 5.000 nos Estados Unidos.
Ainda em 1830 não havia em todo mundo mais que algumas dezenas de quilômetros de estradas de ferro. Em 1840, havia mais