Políticas Públicas e Ensino Médio
José Ricardo Mendonça
Jefferson Gomes Confessor
Matheus Campos Miguel Moreira
Mayra Farias Lima
Vinícius Gabriel
Zélide K. B. Vieira
Resumo: Este artigo analisa uma variedade e aspectos relacionados ao Ensino Médio no Brasil, suas políticas, transformações e reformulações ao longo dos séculos XX e XXI. A partir de dados e pesquisas, procura-se demonstrar a real situação da educação, seu público alvo e formadores, além da forte influência do neoliberalismo no ensino em nosso país.
Palavras-chave: Ensino Médio. Educação. Profissional. Neoliberalismo.
Abstract: This paper examines a variety and aspects related to high school in Brazil, its policies, transformations and reformulations over the centuries XX and XXI. From data and research, seeks to demonstrate the real situation of education, its target audience and trainers, plus the strong influence of neoliberalism in education in our country.
Introdução
O ensino médio brasileiro sofreu muitas mudanças com o passar do tempo, de acordo com o contexto vivido, seja ele politico, cultural e até social. Desta forma com o passar dos anos tal modalidade de ensino foi sendo reformulada e adaptada a fim de proporcionar uma extensão de dogmas dominantes.
Desta maneira vem sendo constantemente discutido e reformulado, de acordo com as mudanças políticas que ocorrem no país, acarretando, assim, numa necessidade de adaptação de toda questão educacional para com as questões políticas que sofrem constantes modificações.
O ensino médio nasce no Brasil como um ensino introdutório, que tinha como objetivo único e exclusivo preparar a elite local para o ingresso aos cursos superiores, centrando o seu currículo nas áreas humanas e deixando o conhecimento de ciências experimentais em segundo plano.
Inicialmente o esta pratica de ensino era dotada de certo “status”, onde apenas a elite se mantinha como frequentadora das salas de aula. Sendo então o Ensino