A História da Escrita
Faculdade Cristã de Teologia e Filosofia do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Teologia
Curso de Bacharel em Teologia
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA
Trabalho acadêmico apresentado na disciplina Introdução à Teologia na Faculdade Cristã de Teologia e Filosofia do Estado do Rio de Janeiro.
Adilson Machado
Professor: Marcelo Ferreira
Rio de Janeiro, 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. ORIGEM DA ESCRITA E SUA UTILIDADE
3. SURGIMENTO E IMPORTÂNCIA DESSA LINGUAGEM
4. ESCRITA BÍBLICA
5. FORMAS DE ESCRITA
6. CONCLUSÃO
7. BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana. Os povos antigos usavam as marcas gráficas inicialmente como uma ferramenta para registro do movimento do comércio, depois como registros de todos os acontecimentos que envolviam a sociedade. Usando materiais diferentes, os textos eram copiados, à mão, um a um. A possibilidade de grafar a informação conferia a durabilidade necessária, para escrever leis, que fixavam costumes e determinavam quem devia obediência a quem. Na Pré-História o homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas. Através deste tipo de representação (pintura rupestre), trocavam mensagens, ideias e transmitiam desejos e necessidades. Porém, ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representações gráficas.
ORIGEM DA ESCRITA E SUA UTILIDADE Foi somente na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Por volta de 4000 a.C., os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este período, devemos às placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época. Os egípcios antigos também desenvolveram a escrita quase na