A História da Educação e Seus Reflexos no Ensino Infantil
POLO
TABATINGA/AM
2014
A história da Educação e seus Reflexos no Ensino Infantil
Desde os tempos primórdios que o homem desenvolve seu conhecimento e o transmite com o grupo no qual está integrado. Isso se deve pela natureza essencialmente social que o caracteriza, não havendo na historia da humanidade qualquer notícia a respeito de existência humana desintegrada socialmente. Claro que o modelo social experimentado pelo homem sofreu diversas transformações, desde os modelos mais rudimentares da antiguidade até os mais complexos da atualidade, porém em todas elas o desenvolvimento e a transmissão do conhecimento com o grupo sempre foi característica presente.
A educação conhecida nas sociedades primitivas tinha um caráter essencialmente prático, diferente dos modelos atualmente conhecidos, notadamente no que se refere à educação infantil. Pode-se dizer que a educação praticada nessas sociedades era absolutamente informal e restrita à transmissão entre os indivíduos dos grupos da cultura e dos seus costumes, quase que completamente desprovidas de ideologias políticas.
Com as transformações ocorridas com a humanidade e diante dos modelos sociais bastante complexos hoje existentes, com distinções claras de camadas sociais, os modelos de educação praticados também sofreram mudanças significativas, tornando-se motivo de preocupação das políticas públicas da maioria dos Estados modernos, sendo que a educação infantil passou a integrar essas políticas a partir do século XIX em diversos Estados.
No Brasil, foi somente a partir da década de 20 que a educação formal, praticada e fomentada pelo Estado, tomou os contornos atuais, ou seja, distanciou do modelo elitista que a caracterizou até então. Antes desse período, a educação era toda direcionada à elite, como forma inclusive de distinção em relação às demais camadas sociais, estando centrada essencialmente no ensino superior,