a historia da educação
Resumo
O presente trabalho discute as mudanças que têm ocorrido ao longo do tempo no âmbito da educação, como se deu a trajetória sócio-histórica, desta forma, buscando contribuir para uma reflexão que a ponte para a importância da interface do universo infantil. Inicialmente, delimita configurações sobre os primeiros passos da educação e como esta evoluiu ao longo do tempo, o que proporcionou aos indivíduos características que se refletiram ao longo das sociedades.
Também delimitaremos o conceito de Educação e as funções do processo educacional no interior da sociedade, para então considerar as abordagens que dão conta da relação Educação e Sociedade e ver quais os fatores sociais que intervieram nos processos educativos e como se integram. Ainda discutiremos sobre o contexto social no mundo e no Brasil. Em seguida, faz-se uma abordagem sobre a importância da política, o que garantiu direito às crianças a um ensino de qualidade, situando famílias à assistência social devida.
Conclui discorrendo como a interface dos grandes idealizadores que contribuíram para um caráter social e educativo, apontando atribuição profissional dos educadores e das grandes ideias que surgiram ao longo dos anos, que vieram garantir uma educação de qualidade para as nossas crianças.
Introdução
Segundo Noé (2000), a gênese da Educação Infantil parte de uma retomada histórica, que orienta o próprio pensamento educativo. Na antiguidade não existia um conceito formado sobre a infância, o que resultaria na falta de conhecimento quanto às peculiaridades infantis. Sendo assim, com as mudanças sociais e o avanço crescente da ciência, há diminuição do índice de mortalidade infantil, isso traz transformações no âmbito familiar, e a família passa a exercer a função de educar, surgindo assim, um sentimento diferente que considera a criança ingênua, gentil e graciosa, servindo muitas vezes como distração ao adulto.
A