A historia do papel
A palavra papel era originária do latim “papyrus”,é um conjunto de origem vegetal obtido a partir da justaposição artificial de fibras celulósicas, que são unidas tanto fisicamente quanto quimicamente.
Antes da criação do papel, os materiais mais utilizados para a escrita foram: pedra, madeira, placas de barro, cânhamo, capim, palha, papiro e o pergaminho feito com pele de animais.
A utilização do papel como suporte para a escrita ocorreu inicialmente na China, no ano 105 d.C.por Ts’Ai Lun ele criou o primeiro processo autentico da fabricação de papel,utilizou fragmentos em uma tina com água, casca de amoreira,pedaços de bambu,rami,redes de pescar, roupas usadas e cal para ajudar no desfibrilamento.
Os chineses mantiveram por muitos séculos o segredo de sua fabricação, e a expansão do papel para o ocidente começou apenas no ano de 751, quando os árabes tomaram conhecimento dessa invenção e aprisionaram os chineses que tinham trabalhado na fabricação de papel. O método de fabricação aperfeiçoado pelos árabes foi introduzido na Europa no 12º século, primeiramente na Espanha, França e na Alemanha.
A fabricação do papel até fins do século XVIII era essencialmente manual, a primeira máquina de papel surgiu em 1798 na França. No Brasil, a produção industrial do papel foi introduzida pelos portugueses no ano de 1890.
2-Matéria-Prima
Antes da utilização da celulose em 1840, por um alemão chamado Keller, outros materiais como o algodão, o linho e o cânhamo eram utilizados na confecção do papel.
As fibras para sua fabricação requerem algumas propriedades especiais, como alto conteúdo de celulose, baixo custo e fácil obtenção razões pelas quais as mais usadas são as vegetais.
O material mais usado é a polpa de madeira de árvores, principalmente pinheiros (pelo preço e resistência devido ao maior comprimento da fibra) e eucaliptos (pelo crescimento acelerado da árvore). O