A historia da segurança do trabalho
Neste estudo vamos abordar a história da segurança e saúde no trabalho no Brasil em o mundo, a partir do conceito de trabalho, sua contextualização desde a Antiguidade e a relação trabalho-saúdedoença, que sempre existiu.
O surgimento da Revolução Industrial, na Inglaterra, trouxe muitas transformações para a sociedade, principalmente para a classe trabalhadora, transformações estas que repercutiram de forma negativa no que diz respeito ao bem-estar físico e psicológico do trabalhador, sendo o mesmo obrigado a executar longas jornadas de trabalho em ambientes sem segurança, tendo que manusear máquinas tecnologicamente avançadas, com as quais não estavam habituados, gerando assim graves acidentes de trabalho como: mutilação, intoxicação, desgaste físico e o que ocorria principalmente com as mulheres que ocupavam o mercado de trabalho em grande número por serem consideradas mão-de-obra barata.
Será exposto algumas normas, leis trabalhistas e a criação do SESMT nas empresas.
2 HISTÓRIA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL E NO MUNDO
De modo geral, a preocupação com a segurança certamente já existia bem antes de Cristo, haja vista que grandes obras foram realizadas anteriormente ao seu nascimento, como as Pirâmides, por exemplo.
A palavra trabalho surgiu a partir do vocábulo latino tripaliu - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu).
Desde a Antiguidade até a Idade Média o trabalho sempre esteve aliado a um sentido negativo, de castigo e sofrimento
Não obstante o trabalho ter surgido na Terra juntamente com o primeiro homem, as relações entre as atividades laborativas e a doença permaneceram praticamente ignoradas até há cerca de 250 anos atrás. No século XVI surgiram algumas observações esparsas evidenciando a possibilidade do trabalho ser o causador de doenças. Foram estudados os diversos problemas relacionados à extração de minerais argentíferos e auríferos, bem como a