Historia da segurança do trabalho
Trabalho 1
História da Segurança do Trabalho
Professora: Maria Alzira de Araujo Nunes
Turma: A
Alunos: Paulo Acés de Almeida Júnior ……………… 09/0127935 Bruno da Costa Motta ………..……………... 09/0107888
Brasília, 29 de Abril de 2011
História da Segurança do Trabalho
No decorrer da evolução do homem, passamos por várias mudanças e adaptações dos quais se fizeram necessárias a fim de se obter um maior aproveitamento e, conseqüentemente, uma maior produção do trabalhador no seu dia a dia.
Através de várias observações, os empregadores chegaram à conclusão de que não adiantava e/ou não seria eficaz fazer uma “exploração” dos seus trabalhadores, pois esse trabalho sem descanso e, muitas vezes, colocando em risco a vida de seu empregado, traria algumas conseqüências pelo qual a empresa poderia ser tão prejudicada quanto o trabalhador caso este viesse a sofrer algum tipo de acidente durante a execução de sua tarefa. Isto se deve pelo fato deste trabalhador ficar inativo durante o tempo de recuperação, causando assim, uma diminuição da produção da empresa.
A preocupação com a saúde e segurança dos empregados iniciou-se, principalmente, após a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no século XVIII, onde aumentou de forma assustadora a exploração de homens, mulheres e até de crianças. Porém, há registros da preocupação do homem com a saúde e segurança no trabalho no século IV antes de Cristo, Hipócrates começou a observar o impacto do trabalho em uma mineradora. Ele constatou que nesse tipo de indústria o chumbo causava intoxicações nos trabalhadores. Temos aqui, a primeira constatação de uma conseqüência que o trabalho traz para a saúde dos empregados. No século I, essa preocupação passou de uma simples constatação do problema para a tomada de medidas na tentativa de diminuir os problemas causados pelo trabalho. Vemos isto quando