A História da Segurança do Trabalho
A História da Segurança do Trabalho
Anderson de Souza Alves nº 02 TST A05
Mauá
2013
A História da Segurança do trabalho.
Introdução:
Tomar conhecimento do histórico desta ciência ,assim como relembrar muitos fatos ocorridos em todo o mundo no campo da prevenção de acidentes no trabalho desde seu início, é seguramente a forma mais adequada de dar continuidade ao trabalho daqueles que realmente valorizaram e valorizam a vida humana, os quais quase sempre ficam no anonimato.
Bernardino Ramazzini
A história nos conta que a primeira lei sobre segurança no trabalho está inserida no livro “Del consulado Del mar”, publicado pela companhia das Índias Ocidentais no século XII, versando sobre acidentes no mar. Porém o médico Bernardino Ramazzini, com sua obra “As doenças dos trabalhadores “, editada em 1700, é quem dá início a consciência prevencionista, em que inclui as célebres perguntas: ( Qual é a sua ocupação? ) – ( Qual é seu trabalho? ). Quando é lançado o slogan mais importante que se tem notícia : “é melhor prevenir do que curar”,(remediar)em nossa linguagem. O médico Bernardino Ramazzini é considerado o “pai da medicina do trabalho” no mundo.
Na Alemanha, no ano de 1884, surgiram as primeiras leis a respeito de acidentes no trabalho, as quais se estenderam para vários países da Europa, até chegar ao Brasil, por intermédio do decreto 3.724, de 15 de janeiro de 1919, sendo que essa evolução se deu com mais intensidade, quando foi criada a Organização Internacional do Trabalho (OIT) pelo tratado de Versalhes,incrementando, assim as ações prevencionistas no mundo.
Já na primeira reunião no ano de sua fundação foram construídas seis Convenções, as quais diretamente e indiretamente versaram sobre proteção da saúde dos trabalhadores. A partir da criação desse organismo de caráter internacional em que houve avanços que vivemos no campo da prevenção dos acidentes no ambiente de trabalho,isso pelo trabalho