A historia da escrita
O que é a escrita?
Ela pode ser considerada como uma invenção?
A escrita surge pela primeira vez no mundo antigo, juntamente com desenvolvimento da arte, do governo, do comércio, da agricultura, da manufatura, dos transportes “ A escrita existe somente em uma civilização e uma civilização não pode existir sem a escrita”.
É considerada passagem da pré- história para a história A escrita tem origem no momento em que o homem aprende a comunicar seus pensamentos e sentimentos por meio de signos, que sejam compreendidos por outros homens.
Podemos dizer que seu antecedente é a pintura, que passa ser usada como símbolos para identificação de algo ou alguém, sem ter ligação com idioma ou fala.
A fase representativa - o desenho passa ter caráter social ,um desenho é usado para fazer representações dentro de uma determinada sociedade. A logografia: um desenho pode significar mais de uma coisa, por exemplo o desenho do sol, representa o sol ,mas também pode representar brilho, branco ou dia...
A Suméria é considerada o berço da escrita, o primeiro registro é uma pequena lápide, encontrada nos alicerces de um templo em AL Ubail. Sua escrita era ideografica, isto é composta por sinais que indicavam ideias e não palavras. O crescimento do comércio fez com surgisse a necessidade do registro exato das mercadorias. E como fazer isto? Sendo assim a escrita evolui de logográfica para cuneiforme, passando a representar os nomes por desenhos dos sons dos nomes ( signo torna-se palavra) Exemplo discórdia; antes desenho de duas mulheres brigando depois uma mulher e uma corda e finalmente por um disco e uma corda.
A escrita cuneiforme, era baseada em sinais gráficos em forma de cunha, traçados em tijolos de argila por meio de instrumentos de