Redes de computadores sem fio
(WIRELESS)
Programação para internet
Aluna: Kelly Cristina Alves
3º período de informática
CETF
Wireless
Introdução
O desenvolvimento das telecomunicações juntamente e da informática aliada a uma crescente necessidade das pessoas se manterem informadas, tem motivado cada vez o desenvolvimento das redes sem fio.
O crescimento das redes sem fio em conjunto com a informática tem como objetivo atender necessidades, tais como: serviços celulares, redes sem fio, transmissões de dados via satélite, etc.
Devido a esses desenvolvimentos somados a mobilidade dos computadores novos problemas também apareceram: nas redes de computadores, sistemas operacionais, sistemas de informações e outros.
Conceitos Importantes
1.Espectro Eletromagnético
Quando os elétrons se movimentam, são geradas ondas eletromagnéticas que se propagam no ar. Essas ondas têm três características básicas, são elas: amplitude, freqüência e fase.
Amplitude: É a medida da altura da onda, voltagem positiva ou negativa, também definida como altura da crista da onda.
Freqüência: Número de cristas ou ciclos por segundo, medido em Hz, 1 ciclo corresponde a 1 Hz.
Fase: É o angulo de inflexão da onda em um ponto específico no tempo, medida em graus.
Como acontece uma comunicação sem fio
Em um circuito elétrico, após se instalar uma antena de tamanho apropriado, as ondas eletromagnéticas podem ser transmitidas e recebidas a uma distância bastante razoável por um receptor.
Sabendo-se a freqüência e o comprimento de onda das ondas eletromagnéticas, pode-se definir varias zonas, existido a possibilidade das zonas se sobreporem.
O rádio, a microonda e o raio infravermelho podem ser utilizados para transmitirem informações deste quando, se possa modular a frequência, a amplitude ou a fase das ondas. Pode– se observar que a luz ultravioleta, os raios-X e o raio gama, possuem freqüências mais altas, mas que não podem ser utilizados devido a dificuldade de se produzir