A historia da conservação dos alimentos
Um dos problemas enfrentados pelo homem foi ordenar seus alimentos, pois com a mudança de tempo, ele precisava sair muito à procura de alimentos para seu sustento.
A defumação, a secagem, à adição de sal, as cavernas frias, a neve de montanha, e o clima frio de inverno, isso tudo ajudava a conservar seus alimentos por um período mais longo. A história não tem registros preciso de quando e como descobriram, esses meios de conservação de alimentos. Até hoje ainda usam esses métodos.
A esterilização térmica dos alimentos foi inventada no começo do século 19. Naquele tempo o congelamento era visto como excelente método de conservação, até que o homem criou o sistema mecânico de refrigeração. Não se tem uma data precisa, mas se acredita que tenha sido na décad20, teve inicio do congelamento artificial, os alimentos tinham contato direto com gelo.
Nos Estados Unidos, em 1865 os peixes já eram congelados em bandejas em torno de gelo e sal. Por perto de 1880, começaram a surgir as máquinas de refrigeração por amônia para o congelamento de peixes, tornando-se uma importante indústria.
Na Nova Zelândia, o congelamento começou com a carne vermelha, especificamente a carne de carneiro.
O congelamento dos ovos teve inicio por volta de 1890.Já as frutas iniciou-se por volta de 1905, na região leste dos Estados Unidos. As verduras são mais recentes, o primeiro trabalho de congelamento foi registrado em 1917, mas foi em 1937 que o congelamento de verduras teve importância comercial.
Os sucos concentrados congelados são mais recentes foi em 1946, que teve seu crescimento de sucos concentrados, principalmente o de laranja.
Os alimentos cozidos e preparados para o congelamento inclusive de panificação foram colocados na década de 1940. O congelamento nada mais é que a preservação dos alimentos durante um longo período. Hoje é um dos métodos mais utilizados, sua conservação pode ser por vários meses, alimentos