conservação de alimentos
Logo em seguida os primitivos descobriram o fogo, e a partir dessa descoberta, surgiu outro processo de conservação de alimentos, esse processo até os dias atuais é conhecido e chamado de defumação. Após essas duas importantes descobertas para manter e conservar por um período de tempo maior, surgiu então o processo de salga, esse processo embora simples era bastante prático, e também era utilizado principalmente para conservação de carnes. Com o passar do tempo outros métodos e processos de conservação dos alimentos foram surgindo, como por exemplo, conservar alimentos no mel, ou ainda submersos na banha.
Os principais fatores que contribuem de maneira significativa para a deterioração dos alimentos são:
Fermentação:
A fermentação é um processo cujo os carboidratos presente nos alimentos, passa pela a ação de fungos microscópicos, ocasionando a fermentação dos alimentos e ainda os transformando em álcool e ácido.
Oxidação:
A oxidação é um processo cujo o oxigênio existente no ar passa por uma reação com os carboidratos neles presentes, desta maneira causando desprendimento de dióxido de carbono, energia e água sob a forma de calor, dessa forma os alimentos se deterioram.
Putrefação:
A putrefação modifica e proporciona alterações nos alimentos, esse processo consiste na decomposição dos alimentos, essa decomposição é causada