O processamento de alimentos
O processamento de alimentos é uma das atividades mais praticadas desde o surgimento do homem no planeta, pois a alimentação sempre foi uma necessidade básica da humanidade. Com a evolução do conhecimento científico, os processos tecnológicos foram se modernizando e os alimentos ofertados se diversificando, tornando mais prazeroso o ato de comer. As conquistas na qualidade de vida da humanidade geraram aumento populacional, a longevidade, realidades do mundo moderno que criam grande expectativa por disponibilidade de alimentos e, desta forma, a produção de alimentos, sua conservação e distribuição são problemas estratégicos que devem ser resolvidos com a máxima urgência.
Neste sentido, o conteúdo deste caderno foi montado de forma a inserir o aluno na realidade da produção e consumo de alimentos industrializados, bem como dos processos tecnológicos que visam conservar e/ou transformar todo alimento proveniente do sistema agropecuário.
O tema será abordado em cinco unidades, sendo que na primeira unidade será apresentada a importância do processamento tecnológico de alimentos na antiguidade e no mundo moderno e suas implicações no cotidiano da humanidade. Os aspectos relacionados à estrutura física e química dos alimentos e os fatores que influenciam em sua deterioração serão apresentados na unidade dois, proporcionando maior compreensão sobre os eventos que envolvem a conservação de alimentos. Na unidade três serão abordados os princípios empregados na agroindústria amplamente conhecidos na conservação e processamento de alimentos. E nas duas últimas unidades serão estudados os processos tecnológicos adotados para os alimentos de origem animal, como carnes, pescado, leite e ovos e os de origem vegetal, como frutas, legumes e hortaliças.
Palavras do professor autor
Caro aluno,
Seja bem vindo ao “mundo dos alimentos processados”. Tenha em mente que todo alimento produzido, se não for rapidamente consumido após sua colheita ou abate,