Macromoléculas e processamento dos alimentos
As macromoléculas dos alimentos são fragmentadas em moléculas menores – processo chamado digestão -, as quais são absorvidas e transportadas posteriormente aos tecidos, onde serão usadas nas etapas do metabolismo.
Os alimentos habitualmente consumidos por um animal e usados no metabolismo são os nutrientes. Nutrientes requeridos em grandes quantidades como carboidratos, proteínas e lipídios, são os macronutrientes. Necessários em pequenas quantidades, minerais e vitaminas são micronutrientes. Outro importante nutriente é a água.
Quanto à função no corpo, os nutrientes são classificados em: * Energéticos: usados fundamentalmente como fonte de energia, são os carboidratos (glicídios) e os lipídios (gorduras). O organismo tem necessidade constante de recompor o combustível usado para realizar suas funções e para sua movimentação. Arroz, macarrão, margarina e óleos vegetais são exemplos de alimentos ricos em nutrientes energéticos. * Plásticos ou construtores: utilizados essencialmente na formação de constituintes estruturais, são as proteínas. Importantes para recompor as perdas sofridas e favorecer o crescimento tecidual do organismo em constante funcionamento Carnes e ovos são exemplos de alimentos ricos em proteínas. * Reguladores: imprescindíveis à regulação do metabolismo, são as vitaminas e os minerais, presentes em alimentos como frutas, verduras, fígado bovino e gema de ovo.
A quantidade adequada de cada tipo de alimento pode ser estimada pela observação da pirâmide alimentar:
O PROCESSAMENTO DOS ALIMENTOS
Em quase todos os animais, os alimentos sofrem digestão mecânica e química antes de serem assimilados.
Digestão mecânica
Blocos de alimento, quebrados na mastigação em pedaços menores, expõem uma superfície maior e favorecem a ação das enzimas digestivas, por aumentar sua superfície de ação. A digestão e a absorção se processam enquanto os alimentos percorrem o tubo digestório, impelidos pelas contrações dos músculos de