Polímeros
Materiais de Construção
Introdução
Polímero, conhecido como plástico pode ser utilizado na substituição de materiais tradicionais da construção civil, já que é de fácil instalação e manutenção; e em termos técnicos, cumpre muito bem a função a que se destina.
Polímeros são formados a partir da união entre vários monômeros, sendo assim macromoléculas resultantes da polimerização, passível de uniformidade. Imita as macromoléculas existentes na natureza, a fim de substituí-las. Os primeiros a aparecer no mercado eram extraídos da caseína (albumina do leite) ou da celulose, mais tarde passaram a ser extraídos do carvão mineral, do petróleo e do calcário. É o primeiro material sintético destinado a engenharia civil.
Polímeros são compostos orgânicos e de difícil execução em laboratório, tanto que, até o século passado somente eram utilizados aqueles extraídos da natureza, já que não havia tecnologia disponível, caracterizando assim a 1ª fase da história dos polímeros. O primeiro contato do homem com materiais resinosos e graxas foi com os egípcios e com os romanos,sendo utilizados como cola. No século XVI, espanhóis e portugueses conheceram o extrato extraído da seringueira (o látex) que tem alta elasticidade e flexibilidade, ate então desconhecido, recebeu o nome de borracha.
A 2ª fase é marcada pela multiplicação das pesquisas sobre química orgânica, sua utilização foi bastante restrita até a descoberta da vulcanização da borracha natural por Charles Goodyear, em 1839 conferindo à borracha as características de elasticidade, não-pegajosidade e durabilidade. Em 1846, Christian Schónbien, químico alemão, tratou o algodão com ácido nítrico, dando origem à nitrocelulose, primeiro polímero semi-sintético. Por volta de 1860 já havia a moldagem industrial de plásticos naturais reforçados com fibras, como a goma-laca e a gutta-percha.
Em 1862, o inglês Alexander Parker dominou completamente essa técnica, patenteando a nitrocelulose