Biopol Meros Comest Veis
978 palavras
4 páginas
Biopolímeros ComestíveisA necessidade de prolongar a vida útil de alimentos é desejável quer por motivos econômicos quer por mudanças ocorridas no mercado e no consumidor já que estes tornam-se cada vez mais exigentes na escolha de produtos alimentares.
Os sistemas usados para o acondicionamento de alimentos é a embalagem a vácuo, ou a embalagem com atmosfera controlada. Ambos os métodos usam o princípio básico de redução de atividade microbiana pela inibição de microrganismos aeróbios.
Contudo, um dos problemas encontrados nestes dois processos é a limitação da vida útil dos alimentos.
1
Biopolímeros Comestíveis
Uma alternativa para os problemas citados anteriormente é o uso de filmes e revestimentos comestíveis, pois podem evitar a deterioração dos alimentos por degradação oxidativa e reações respiratórias, melhorando desta forma a qualidade dos produtos e aumentado a sua vida útil.
Para isso biopolímeros, constituídos de materiais biológicos, como hidrocoloides e lípidos têm sido utilizados.
2
Polímeros vs Biopolímeros
Um polímero é considerado uma grande molécula composta de muitas subunidades repetidas, monómeros que sofrem polimerização.
Devido ao seu grande tamanho um polímero é classificado como uma macromolécula. A menos que sejam reticulados, as macromoléculas interagem umas com as outras por ligações secundárias fracas (ligações hidrogénio e de van der Waals).
Existem dois tipos de polímeros, os de origem sintética (como plásticos/poliestireno) ou de origem natural (como biopolímeros).
3
Polímeros vs Biopolímeros
Os biopolímeros são polímeros encontrados na natureza, produzidos por organismos vivos e desta forma são biodegradáveis. São moléculas complexas com atividade biológica. Existem três classes principais de biopolímeros:
Polissacarídeos
Polipeptídeos
Polinucleótico
Ao contrário dos polímeros sintéticos em que a matéria-prima é derivada de petroquímicos ou processos químicos, os biopolímeros são produzidos a partir de recursos renováveis,