Sociologia
Conhecimento cientifico nada mais é do que o conhecimento que se adquirir na observação da realidade e consolidado através dos métodos científicos. Ex: Quando atravessamos a rua mesmo não dispondo de instrumentos, podemos avaliar a velocidade.
Já o conhecimento do senso comum é o conhecimento que o individuo trás consigo no decorrer da vida, através do quotidiano, religião, crenças, culturas e etc. Ex: corta cabelo na lua crescente, cresce o cabelo ou o chá de boldo cura problemas do fígado.
As características da ciências são: 1- Objeto de estudo: O caso ou objeto que irá ser estudado, 2- Linguagem precisa e rigorosa: Formas de pesquisa em geral, com regra e normais da ABNT, 3- Métodos e técnicas cientificas: São os meios predefinidos que será utilizados. 4- Processo acumulativo do conhecimento: Um novo conhecimento é produzido a partir do conhecimento anterior do mesmo tema. 5- Objetividade: É palpável no lugar concreto, atingindo o ponto ao qual se destina.
As diversidade da concepção de homem: homem puro e corrompido pela sociedade / homem como ser abstrato, com características definidas e que não mudam, a despeito das condições sócias a que esteja submetido / homem como ser datado, determinado pelas condições históricas e sócias que o cercaram.
Subjetividade: É o jeito único de ser de cada individuo, ou seja, é a singularidade humana que o homem tem de ser única, por isso é inata, pois não nascemos com ela é construído ao longo do tempo. a subjetividade diz respeito ao modo como cada um pensa, reflete, sente, percebe, age e interage com o mundo objetivo. É algo que muda de acordo com cada pessoa, por exemplo, gosto pessoal, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo. Ela é formada através das crenças e valores do indivíduo, com suas experiências e histórias de vida.