Reinserção social
A reinserção assume o papel de reconstrução dos danos causados na vida de um indivíduo, e tem como objetivo habilitar estas pessoas para exercer o seu direito à cidadania. Exercer a cidadania para um paciente em recuperação pode significar um resgate de um convívio social que talvez nunca tenha existido de fato ou que esteja comprometido pelo período em que esteve em uso de drogas. Deste modo, neste drástico cenário que se tem, oferecer e ajudar um paciente a entrar em abstinência deixa de ser o foco principal do tratamento.
Este processo de reinserção tem início com uma avaliação social, e é neste momento em que há uma análise da vida di paciente e que darão uma base para o novo projeto de vida, que será traçado pelas características do paciente e pela etapa do tratamento em que se encontrar.
Quando se inicia o processo de aprendizado, no que tange ao seu controle de lidar com as drogas, este paciente será exposto à questões do mundo externo, com todas as suas dificuldades, inseguranças, culpas, rejeições, dentre vários outros, que o levarão com freqüência a situações de alto risco.
CONCLUSÃO: A reinserção social é um longo e gradativo processo que provoca de início a superação do paciente em seus próprios preconceitos, que na maioria das vezes fica escondido dentro de si, e busca resgatar a sua auto-estima e estimular o valor que tem a vida em sociedade.