DESCORBERTA DA APERTIZAÇÃO NA GASTRONOMIA MODERNA E SUA IMPORTÂNCIA NO CAMPO DA SAÚDE
3146 palavras
13 páginas
RESUMOEm toda a história da humanidade as pessoas se alimentam não somente pela necessidade de sobrevivência, mas também por prazer, devido à busca por saciar o paladar. Com isso, foram desenvolvidos métodos de conservação dos alimentos em cada contexto cultural, para adaptação e preservação. Destacamos a apertização, método de conservação pelo calor. Desde os tempos remotos, existia também a preocupação com uma boa alimentação que estava relacionada à saúde e à longevidade. As doenças de origem alimentar, especialmente causadas por microrganismos patogênicos, persistem como um sério problema de saúde pública. Este artigo então tem o objetivo de discorrer sobre os principais pontos dessa tecnologia de conservação, tais como: conceito, origem, processamento industrial e os benefícios trazidos para saúde humana.
Palavras-chave: Apertização; conservação de alimentos; Sáude.
1. INTRODUÇÃO
As mudanças que ocorreram na área de alimentos nos últimos 20 anos são extremamente marcantes: a comprovação disso são os produtos disponíveis nas gôndolas dos supermercados. As organizações que produzem alimentos, suas matérias primas, seus insumos e suas embalagens devem estar preparadas para absorver, de maneira rápida e satisfatória, as mudanças sociais, tecnológicas e econômicas, considerando que essas transformações são cada vez mais intensas e dinâmicas e que a qualidade passa a ser uma exigência absoluta dos consumidores e, por conseqüência, dos mercados. Qualidade não é mais um diferencial competitivo, mas uma condição para alguém ou algo se manter no mercado (BERTOLINO, 2010).
O processamento de matérias – primas agrícolas para a obtenção de alimentos faz parte da historia sociocultural das famílias de agricultores, sendo antes uma arte ou herança cultural do que uma técnica propriamente dita (SULZBACHER, 2009)
Os objetivos da agricultura enquanto exploração econômica dos vegetais e a produção de alimentos e sua comercialização,