atps contabilidade
INTRODUÇÃO
A constante evolução das empresas, o mercado cada vez mais globalizado, gerando a competitividade acirrada dentro e fora das organizações, e o custo elevado do capital terceirizado têm gerado, ao longo do tempo, uma dificuldade muito grande na gestão dos recursos financeiros. Gestores buscam intensamente a diminuição dos custos e das despesas e o aumento equilibrado da produção, a fim de gerar maiores volumes de venda a preços adequados e competitivos.
Nesse sentido, faz-se cada vez mais importante obter demonstrativos contábeis e financeiros que reúnam informações completas e confiáveis, capazes de oferecer aos administrativos dados que permitam gerir a empresa de forma sadia e duradoura.
ETAPA I – INVESTIMENTO
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando inclusivamente a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral de longo prazo).
Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto á compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como a compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro.
Os tipos de investimentos:
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias. Os tipos básicos de investimentos são:
Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.
Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses maiores geradores de