a guerra do fogo
A maioria das estrelas encontra-se em sistemas duplos ou múltiplos, estando fisicamente associadas entre si, sob influência de uma ação gravitacional mútua. Através do estudo dos sistemas binários, podemos deduzir uma série de importantes parâmetros estelares, tais como massa, raio, temperatura superficial, período de rotação, etc.
A determinação de tais parâmetros é feita a partir de diferentes métodos observacionais, que dependem da categoria em que se encontram os sistemas estelares.
Veremos a seguir como se classificam esses sistemas e quais propriedades podemos deduzir do seu estudo.
•
Classificação: Binária: aparente, visual, espectroscópica, eclipsante.
•
Binárias Visuais:Determinação de Massas Estelares; A relação Massa-Luminosidade
•
Binárias Espectroscópicas:Curva de Velocidade; Função de Massa
•
Binárias Eclipsantes: Curva de Luz, Binárias em contato
Bibliografia:
• Zeilik & Smith, 1987 “Introductory Astronomy & Astrophysics” (cap. 12)
• Chaisson & McMillan, 1998 “Astronomy: a beginner’s guide to the Universe” (cap. 10)
• Zeilik, 1976 “Astronomy: The Evolving Universe” (cap. 14)
Capítulo 9.
Sistemas Binários Estelares
103
Classificação dos Sistemas Binários
Os diferentes tipos de binárias são identificados de acordo com suas características físicas e por motivos observacionais, classificando-as em binárias aparentes, visuais, astrométricas, espectroscópicas e eclipsantes.
As estrelas são consideradas binárias aparentes quando não formam um sistema ligado, pois estão a diferentes distâncias do Sol. Como se encontram na mesma linha de visada, devido a um efeito de projeção, aparentemente constituem um par.
Um sistema duplo só pode ser opticamente detectado se o telescópio tiver uma abertura grande (poder de resolução) suficiente para observar separadamente as duas componentes do sistema. No caso da binária visual verifica-se, através do estudo de seu
movimento,