DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE LOCAL
FIS0315 - FÍSICA EXPERIMENTAL I
PROFESSOR LUIS EUGENIO FERNANDEZ OUTON - DFTE
RELATÓRIO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL ATIVIDADE 02: DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE LOCAL
VICTTOR SILVA RIBEIRO DE ANDRADE
NATAL - RN
2014
Resumo O presente experimento objetiva determinar a aceleração da gravidade, calculando o valor médio para cada medida de altura determinada, o desvio padrão e erro relativo. A partir da experiência foi possível provar, que independente da altura h, o valor da aceleração da gravidade na terra é semelhante, como afirmava a segunda Lei da Gravitação Universal, já que a gravidade depende, exclusivamente, do raio e da massa do astro (Planeta Terra). Além disso, foi possível determinar o valor da aceleração da gravidade () de maneira experimental.
1. Introdução
A experiência objetiva aprofundar o conhecimento sobre movimento retilíneo com aceleração constante de uma partícula; determinar experimentalmente; expressar o resultado de uma medida em termos do valor médio e do desvio padrão, comparar o resultado do experimento com um valor padrão e calcular o desvio padrão de uma medida.
. Esse experimento fez a utilização de uma esfera de aço, fios diversos, uma trena de medição, sensor Phywe, sensor de chegada de esfera, liberador da esfera de aço, gatilho da queda livre, tripé e suporte e computador.
Ao ativar o liberador, a bola de aço é liberada em queda livre; ao mesmo tempo em que a bola é liberada o contador de tempo é ativado. Quando a bola toca o solo, o sensor de chegada da esfera (receptáculo) para o contador. O programa de computador utilizado para a contagem do tempo foi o measure.
2. Teoria
A fim de eliminar questionamentos a respeito da atração dos corpos e justificar o porquê de, por exemplo, uma maçã cai no solo e a lua não cai sobre o planeta terra, Newton propôs a lei de gravitação universal que determina: "Dois corpos