a guerra do fogo
O fogo é um elemento muito importante para o grupo, serve para aquecer do frio e assar seus alimentos que vinham da caça de animais. Eles dominavam a técnica de manter o fogo, mas não conseguiam produzir.
Naquele tempo não tinham nenhuma ideia de enterrar os mortos e nem cuidar dos doentes e nem dos feridos, pois não tinham conhecimentos com ervas medicinais. Por exemplo, em uma das cenas do filme á um Hominídeos carrega um ferido no ataque que houve com outro bando e quando percebe que está morto abandona e segue seu caminho.
O ataque do bando que possui o fogo teve o objetivo da conquista do fogo. Após esse ataque os sobreviventes se reuniram em uma área alagada em nesse mesmo lugar havia três escolhidos para ir á busca de uma fonte de fogo.
Durante essa busca não havia alimentos e corriam riscos, pois tinham muitos animais selvagens. Os três tinham uma noção da distancia onde estavam, quando o bando encontra uma fumaça percebe mais ou menos a distancia onde se encontra o fogo.
No outro grupo os primeiros sinais aparecem quando encontraram cinzas no local quando chegaram reviraram em busca de alimentos. Quando um dos primatas encontra restos de ossos e percebe que há uma parte com carne humana cospe e joga fora os restos, isso indica que há dois bandos.
A tibo canibal organiza um ataque, sendo que os dois grupos tem o mesmo objetivo, assegurar a guerra do fogo. Dois hominídeos estavam amarrados e serviam de alimento para um dos componentes da tribo canibal.
Uma mulher salva do grupo sapiens tenta um contato com o grupo atacante, pois sua linguagem era bem mais avançada, pois sua comunicação era difícil. A sua aproximação era feita quando começou a passar uma erva em cima do ferimento de um dos