A Guerra da Sír
Entender a guerra civil na Síria não é coisa fácil. O que começou como mais uma onda de protestos da Primavera Árabe se transformou em um conflito complexo. Se lá no começo de 2011 eram poucos grupos de oposição protestando contra o regime de Bashar al-Assad, agora são vários os atores envolvidos diretamente nos confrontos que já deixaram mais de 110 mil mortos.
• Estão brigando por causa do quê?
Uma parte do povo sírio quer a saída de Bashar Al-Assad, um ditador que comanda o país desde 2000, ou seja, há mais de 13 anos. Ele recebeu o cargo de seu pai, que ficou no poder por mais de 30 anos.
• E por que, assim, de repente, o povo se cansou dele e pediu pra o homem sair?
Isso aconteceu por causa da chamada Primavera Árabe, que começou no final de 2010, quando o ditador da Tunísia foi derrubado e incentivou vários outros países a fazer o mesmo como, por exemplo, o Egito.
• E os outros países do mundo? Não vão fazer nada em relação a isso? Então, isso é um grande problema já que a ONU (Organização das Nações Unidas) está sendo muito criticada por ficar quieta diante da situação. Ela não fez nada porque os EUA são simpáticos aos rebeldes (os que querem derrubar o Assad, o ditador) e a Rússia e a China são simpáticas ao governo que está no poder.
• E sobre lsrael bombardear a Síria? O que eles tem a ver com isso? Eles entraram na guerra?
É confuso mesmo. Israel disse que não atacou a Síria por causa dessa guerra toda, foi por outra coisa. Israel diz que esses ataques foram para impedir que o grupo terrorista libanês Hezbollah recebesse mísseis iranianos. Mas fontes dentro da Síria dizem que, na verdade, os mísseis israelenses atingiram alvos militares sírios. Em resumo, não se sabe muito bem o que é verdade ainda.
•E sobre os refugiados?
Bem, como se não bastasse essa guerra e confusão toda, milhares de pessoas têm deixado o país todos os dias. E além disso, o grupo terrorista Estado Islâmico (também