Personagens do livro persusão
Elizabeth Elliot — a mais velha das filhas de Sir Walter, que acompanha o pai nas imprudências e extravagâncias. Ela e o pai frequentemente colocam seus interesses acima dos de Anne, culpando-a de inconseqüências.
Anne Elliot — A segunda filha de Sir Walter, com 27 anos e solteira. Ela é inteligente, mas perdeu sua alegria ao romper seu compromisso anterior com Wentworth, persuadida pela mentora Lady Russel. Oito anos depois, ao reencontrá-lo, volta a se apaixonar por ele.
Mary Musgrove — a filha mais jovem de Sir Walter, casada com Charles Musgrove. Ela é carente de atenção, e é teatral e manipuladora, usando o fato de “estar sempre doente” na tentativa de chamar a atenção para si.
Charles Musgrove — marido de Mary e dono da propriedade dos Musgrove. Ele tentara casar com Anne, mas acabou casando com Mary, quando Anne o recusou por ainda continuar amando Wentworth.
Lady Russell — uma amiga dos Elliots, particularmente de Anne. Ela é crucial na decisão de Sir Walter em deixar Kellynch Hall para sair da crise financeira. Anos antes, ela persuadira Anne a recusar a proposta de casamento do Capitão Wentworth, pelo fato de ele ser pobre e com poucos recursos futuros.
Mrs. Clay — uma pobre viúva, filha do advogado de Sir Walter, e amiga íntima de Elizabeth Elliot.
Capitão Frederick Wentworth — um official naval que tivera um envolvimento com Anne há alguns anos, e fôra recusado por ela. Na época, não tinha fortuna, mas nas guerras napoleônicas sua situação financeira se modificou. É um dos irmãos de Sophia Croft.
Admiral Croft — de boa natureza, aluga Kellynch Hall e é cunhado do Capitão Wentworth.
Sophia Croft — irmã do Capitão Wentworth e esposa do Almirante Croft. Ela oferece a Anne um exemplo