Tecnicas de redação
O REI DAS APOSTILAS www.oreidasapostilas.com.br
A proposta do livro Meu Deus do céu, não tenho nada a dizer. O som de minha máquina é macio. Que é que eu posso escrever? Como recomeçar a anotar frases? A palavra é o meu meio de comunicação. Eu só poderia amála. Eu jogo com elas como se fossem dados: adoro a fatalidade. A palavra é tão forte que atravessa a barreira do som. Cada palavra é uma idéia. Cada palavra materializa o espírito. Quanto mais palavras eu conheço, mais sou capaz de pensar o meu sentimento. Devemos modelar nossas palavras até se tornarem o invólucro mais fino dos nossos pensamentos.
(Clarice Lispector - A descoberta do mundo Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984)
... De qualquer forma o prazer não implica facilidade, ele é trabalho e procura e construção: o prazer da escritura não se separa do prazer da leitura. Quem escreve é o primeiro leitor de si próprio.
(Joaquim Brasil - O impossível prazer do texto - Leitura: Teoria & Prática, ABL/UNICAMP, 1993, no 22)
Você sabe que as palavras nos singularizam enquanto seres capazes de razão, de emoção, de imaginação... e, quando comunicamos nossas mensagens, seres plenamente capazes de linguagem. Mas, onde estão as palavras? ... Cada um de nós se pergunta a cada situação de mudez, de impotência diante dos sentimentos e pensamentos que buscam sair do limbo, que precisam traduzir-se em opiniões, argumentos, histórias, enfim, em intervenções na realidade. E, no entanto; sabemos a resposta: as palavras estão dentro de nós, elas nos revelam à medida que vencemos os bloqueios e as camisas-de-força que as reprimem. Nesta apostila, vamos procurar reconquistar nossas palavras. Aquelas palavras que fogem, quando é preciso redigir. As palavras com as quais - se souber articulá-las - você povoa o mundo de sua humanidade, de sua competência, da especificidade que possui, enquanto produtor de um texto próprio. O texto próprio é aquele que não se confunde com nenhum outro, embora