A guerra da sucessão
Foi um conflito armado entre os habitantes do sul e do norte dos EUA, que ocorreu entre 1861 a 1865. No processo de crescimento territorial norte americano os moradores do sul e do norte entravam em confronto.
Na história de povoamento de território norte americano, o norte tinha um desenvolvimento maior, pois estava concentrado nessa região um grande volume de indústrias, cidades, instituições etc., enquanto no sul a economia continuava voltada para a agricultura.
Com isso a elite não muito desenvolvida economicamente, não tinha direito a sugestões e opiniões nas decisões nacionais, já que os do norte detinham um maior poder político e tomavam as decisões de acordo com os interesses da sua região que era baseada na indústria e não na agricultura. As discussões eram diferentes de acordo com a atividade econômica praticada no sul e no norte.
Com as eleições no ano de 1860, o candidato eleito Abraão Lincoln, foi ao encontro do interesse do norte, pois defendia a abolição e o incremento industrial no norte. Indignados com a vitória de Lincoln, a Carolina do Sul resolveu se separar da federação e esse exemplo foi seguido por mais estados.
Neste conflito morreram 620 mil pessoas e o norte mostrou sua superioridade militar, econômica e política. No ano de 1862 o presidente decretou a abolição após muitas derrotas, os sulistas se renderam em 1865.
Nesse período uma perseguição racista contra os negros aconteceu, os sulistas criaram associações racistas que faziam perseguições e matavam os negros.
O desenvolvimento do Norte
A grande causa do surgimento da Guerra de Secessão foi o protecionismo alfandegário. O Norte que passava por um processo industrial, reivindicava o aumento das tarifas de importação para garantir o seu desenvolvimento, pois encontrava dificuldades na disputa com os preços de produtos ingleses.
Já o Sul exportava para o Norte quase toda sua produção de algodão, dependendo