A grande luta de Muhamad Ali
Sinopse
O filme relata a maior luta do pugilista Muhammad Ali foi fora dos ringues, quando em 1967 ele foi sentenciado a cinco anos de prisão por recusar se alistar ao exército americano para combater no Vietnã. Um retrato da vida do boxeador dentro e fora dos ringues, passando pela sua conversão ao islamismo, seu confronto com o governo norte-americano que o levou ao ativismo e sua luta contra a doença de Parkinson
Norma Religiosa
Conceito:
Aquelas que determinam ao homem qual a conduta a seguir, diante da sua condição de criatura, submissa a um criador. São normas que nascem da fé. Somente sofre a punção que tem a fé e acredita.
Do Enredo Fático:
Em 1967, o boxeador Muhammad Ali se recusou a servir o exército dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã por ter se convertido ao islã e, segundo o Sagrado Alcorão, seus seguidores se opõem a todas as guerras por razões religiosas.
Norma Jurídica
Conceito:
Bilateral
Heterônoma
Coercibilidade
Do Enredo Fático:
Para se opor ao alistamento é preciso satisfazer três requisitos básicos:
Deve estar em oposição consciente à guerra de qualquer forma
Sua oposição deve se basear na formação religiosa ou na crença
Deve mostrar que a sua objeção é sincera.
Norma Moral
Conceito
Unilateral
Autônoma
Não coercitiva
Do Enredo Fático:
As decisões deferidas na Corte enredadas em aspectos pessoais. Juízos de valores e preconceitos derramados sobre mulheres e negros.
Exemplos:
Não reunião dos Juízes onde discutem o direito do trabalho
A decisão do Juiz que reverte a situação do acordão em favor de Ali por questões lógicas e morais mesmo sofrendo pressões políticas do Juiz chefe.
Norma Social
Conceito:
Regras do bom viver.
Do Enredo Fático:
A relação diplomática dos juízes e a relação competitiva dos estagiários.