Idoso Módulo I
*Suporte básico de vida.
O Suporte Básico de Vida é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima, tornando o SBV vital até a chegada do SIV (Suporte intermediário de vida - transporte até o hospital). Um rápido SBV proporciona até 60% de chance de sobrevivência.
Também podemos conceituar como o atendimento prestado a uma vítima de mal súbito ou trauma, visando à manutenção de seus sinais vitais e à preservação da vida, além de evitar o agravamento das lesões existentes, até que uma equipe especializada possa transportá-la ao hospital e oferecer um tratamento definitivo.
Epidemiologicamente falando a PCR no Brasil acontecem 200.000 por ano, metade dos acontecimentos é nos hospitais a outra metade é extra-hospitalar: casas, shoppings, comerciam, trabalho etc. A PCR acontecem devido a arritmias decorrentes de qudros isquêmicos agudos ou taquicardias.
*Primeiros socorros
Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são atendimento de vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou atendimento de pessoas que passem mal: apoplexia (ataque cardíaco), ataques epilépticos, convulsões, choques, pcr, queimaduras, desmaios, picadas de animais perçonhentos, intoxicações etc.
Os primeiros socorros referem-se ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou adoeceu repentinamente. Também podem envolver o atendimento em casa quando não se pode ter acesso a uma equipe de resgate ou suporte maior enquanto não chegam.
!ALERTA!
Observar a cena, espantar os curiosos, isolar, usar equipamentos de bio-segurança, segurança da vítima, fazer abordagem da vítima e ligar para suporte maior. Ex: samu ou unidade mais próxima.
*Avaliação das condições gerais da vítima.
O contato inicial com a vítima é o controle cervical mais sua identificação.
A. VIAS