bijupira
REINO: ANIMALIA
FILO: CHORDATA
CLASSE: ACTINOPTERYGII
FAMILIA: RACHYCENTRIDAE
GÉNERO: RACHYCENTRON
ESPECIE: RACHYCENTRON CANADUS
CARACTERISTICAS GERAIS O bijupirá (Rachycentron canadum, Linnaeus, 1766), também conhecido por beijupirá, barriga branca, o rei dos peixes, cação de escamas, cobia ou salmão brasileiro é o único representante da família Rachycentridae. Peixe que vive na água marinha ou salobra.Habita recifes de corais. Em uma profundidade entre 0-1200m. Peixe migratório epipelagico, de habito natatório ativo, esta amplamente distribuídos em águas tropicais e sub-tropicais. Sua aparência morfológica da espécie tem um achatamento dorsoventral na região da cabeça, um corpo alongado e com a pele recoberta por escamas muito pequenas. Ao longo das laterais do corpo do bijupirá distendem-se duas faixas prateadas, contrastando com a coloração marrom-escura da parte latero-superior, parte ventral do corpo clara, nadadeiras escuras. Vive isoladamente ou formando pequenos cardumes. Frequentemente é encontrado junto a grupos de jamantas e outras espécies de raias de grande porte. Quando jovens vivem protegidos a sombra de objetos flutuantes. Atingem cerca de 2 metros de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO
Sua distribuição é fortemente influenciada pela temperatura. Distribui-se em águas tropicais e sub-tropicais, só ausente no leste do Pacífico. Geralmente ocorrem em áreas oceânicas ou com salinidades oceânicas, tolera condições bastante hipersalinas.
CARACTERISTICAS ESPEFICICAS Nadadeira dorsal anterior com 7-9 espinhos isolados, posterior com 1 espinho e 27-33 raios; peitoral pontuda, sua extremidade ultrapassando a vertical que passa pela origem da dorsal posterior. Rastros curtos, 7-9 no primeiro arco branquial; raios anais: 24. Corpo subcilíndrico, deprimido na região da cabeça; nadadeira dorsal anterior geralmente com 8 espinhos curtos, fortes e isolados;