Universidade Aberta da Terceira Idade
DE SÃO CARLOS
Curso de Graduação em Gerontologia
Fundação Educacional de São Carlos (FESC)
UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE
Lucas Campos
1. Introdução
A Fundação Educacional de São Carlos (FESC) é uma instituição mantida pela Prefeitura Municipal de São Carlos que tem por missão promover a educação de jovens e adultos em sua função qualificadora ou permanente e tem por objetivo assegurar o direito à cidadania e considera o conceito de que a educação expressa no “Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI”, o conceito de educação ao longo da vida, que significa uma continuidade na educação, ou seja, do começo ao fim da vida, envolvendo todos os processos que levem as pessoas a um conhecimento dinâmico do mundo, das outras pessoas e de si mesmas.
1.1 Objetivo
Este relatório tem por objetivo demonstrar fatores que influenciam numa velhice saudável e pautar o papel de instituições como a FESC para o desenvolvimento da formação destes indivíduos para ter uma velhice bem sucedida. Relatar o modelo organizacional com foco na Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) que é um programa desenvolvido pela FESC em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos e universidades como a UFSCar. Em detrimento a isto fazer uma relação entre este projeto e o papel do gerontólogo em projetos como este dentro da FESC ou em outras instituições e expor percepções pessoais sobre o assunto.
2.1 Revisão de Literatura
2.1.1. Velhice Bem – Sucedida
O conhecimento cientifico e empírico acumulado até o momento, nos permite afirmar que envelhecer não é sinônimo de doença, inatividade, apesar de as crenças e atitudes negativas sobre a velhice ainda serem hegemônicas em alguns contextos culturais. (Neri, 2006; Bosi, 2005; Beauvoir, 1990). A ideia de velhice bem