Caminhos da história e da memória: a Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ
Caminhos da história e da memória: a Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ
Sandra Regina Sahb Furtado
a
b
Neusa Cardim da Silva
RESUMO
Apresenta o Projeto Memória da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (UnATI/UERJ), que está sendo desenvolvido pelo Centro de
Referência e Documentação sobre Envelhecimento (CRDE). O Projeto tem como principal objetivo organizar e preservar a Memória da UnATI, e como objetivos específicos resgatar os documentos históricos e criar uma base de dados com os materiais informacionais indexados e registrados, além de coletar depoimentos orais para compor o acervo. O artigo traz relato do histórico de criação da UnATI/UERJ no cenário da Universidade, citando suas principais ações no campo do envelhecimento. Discorre sobre o CRDE com enfoque na sua origem, atividades e produtos, com destaque para o Projeto. Contextualiza-o tendo como aporte teórico a memória e a história, e como metodologia a revisão de literatura, visitas técnicas, coleta de documentos, sua análise e seu processamento técnico. O modelo UnATI desperta a atenção de instituições e pesquisadores, assim o resgate da sua memória preserva esse modelo e fornece subsídios para outras iniciativas.
Palavras-chave: Universidades; Projetos; História
Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. v.11 n.2 Rio de Janeiro 2008
INTRODUÇÃO
Como uma sociedade, qualquer que seja, poderia existir, subsistir, tomar conhecimento de si mesma, se ela não considerasse um conjunto de acontecimentos do presente e do passado, se ela não pudesse reconstruir o curso do tempo e recuperar incessantemente os traços que deixou de si mesma?Halbwachs (apud Santos).
1
Existe uma considerável quantidade de trabalhos publicados a respeito do envelhecimento, nos quais são apresentadas estatísticas que apontam para a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre os