natação
A natação é uma modalidade com varias vertentes ou disciplinas.
Natações Pura -Provas individuais e por equipas em que os nadadores tentam realizar as várias técnicas no mais curto espaço de tempo.
Saltos para a água - existem duas provas, trampolim e prancha, nos quais os mergulhadores têm de realizar uma série de seis saltos.
Natação sincronizada - realização de uma coreografia ao ritmo de uma música com movimentos de grande dificuldade técnica.
Polo aquático - jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas, cada uma com sete jogadores (seis jogadores de campo e um guarda-redes) e seis suplentes.
Adaptação ao meio
A natação desenvolvesse num meio completamente diferente do terrestre - o meio aquático – normalmente em piscinas ou na natureza (mar ou rio)
Por exemplo: - Enquanto no meio terrestre te deslocas na vertical (andando), no meio aquático deslocas-te na horizontal (nadando) ; - Enquanto num meio terrestre não é deformável, no aquático é, isto é , altera-se de acordo com o deslocamento da água ; - Enquanto a respiração no meio terrestre é efetuada principalmente pelo nariz, no meio aquático é efetuada pela boca.
Antes de aprenderes as técnicas de natação, terás de te adaptar a este novo meio. A adotação ao meio aquático pressupõe o domínio de cinco fatores. - Respiração; - Equilíbrio; - Propulsão; - Imersão; - Saltos.
Domínio da respiração
Expirar, dentro de água, pela boca.
Expirar, dentro de água, pelo nariz.
Coordenar a inspiração / expiração para a frente, sem apoio.
Domínio do equilíbrio
Flutuar em decúbito dorsal sem apoio.
Flutuar em decúbito ventral sem apoio.
Passar da posição de pé á