A grande farsa
A Euglena virides são algas unicelulares que possuem uma organela responsável pelo fototactismo positivo do animal, ou seja, movimentam-se em direção à luz. Pelo fato de possuírem cloroplastos, elas realizam a fotossíntese. Porém, quando a euglena permanece num ambiente dotado de substâncias orgânicas, e sem a presença de luz, ela perde os seus cloroplastos e fica dependente das substâncias desse ambiente.
O Trypanosoma cruzi é o protista agente etiológico da doença de chagas que é transmitida pelas fezes contaminada do barbeiro, um percevejo que pica, geralmente, durante a noite o rosto das pessoas enquanto dormem. No entanto, a transmissão da Doença de Chagas não ocorre com a picada, mas sim com as fezes eliminadas durante ou depois da picada, que penetram no local onde ocorreu a picada.
Trypanosoma gambiensis é o causador da doença do sono ou tripanossomose africana. A doença é transmitida através da mosca hematófaga tsé-tsé.
Euglenophyta ou Euglenas – são unicelulares, sendo a maioria de água doce. Possui 1 ou 2 flagelos, Cloroplastos com Clorofila A e B, sua reserva é o Paramilo. Apresenta o Estigma – mancha ocelar que percebe variações de intensa luminosidade.
Diatomácias ou Bacillariophyta – são Unicelulares que possuem as células revestidas por Duas Carapaças (frústulas) que se encaixam com uma caixa de sílica (SiO2). Podem apresentar os pigmentos Clorofila A e C e Fucoxantina (dourado).
Vivem no plâncton marinho e de água doce onde são os mais importantes produtores de alimento. A Reprodução pode ser assexuada por Bipartição ou Sexuada.
Ciliados
Na classe dos ciliados existe um único parasita : o Balantidium coli , comum no intestino de porcos, que ocorre raramente no homem. Porém se algum indivíduo for infectado pelo Balantidium, deve provavelmente Ter sido provocado por cistos levados à boca pelas mãos ou por alimentos contaminados. Pode invadir a parede intestinal e produzir úlceras.
[pic]
Ordem 1: Gymnostomatida
São